Índice
A metadescrição é uma parte crucial do Marketing Digital. Ela deve estar integrada a qualquer estratégia para otimização de SEO, e possui enorme relevância para um ranqueamento bem feito no Google.
Mas, é bem comum ver diversos erros relacionados a esse componente. Isso porque nem todos sabem como ela funciona e como deve ser trabalhada para que gere resultados verdadeiramente positivos.
Por isso, neste artigo, nós iremos mostrar a você os erros mais comuns que ocorrem em uma metadescrição, para que fique atento e não os deixe acontecer nos artigos do seu site!
Aproveite e boa leitura!
Erros comuns em uma metadescrição
A metadescrição não tem qualquer segredo. Porém, ela precisa ser bem trabalhada para que seja realmente relevante.
A falta de prática ou experiência ao fazê-la pode levar a maus hábitos ou até mesmo erros que, apesar de parecerem inofensivos, podem custar a sua estratégia de Marketing Digital.
Confira os três erros mais comuns que podem acontecer na descrição!
Descrições mais longas do que o necessário
Uma boa metadescrição precisa ser curta. Afinal, ela funciona como um “resumo” do que a pessoa irá ler no artigo que está prestes a abrir.
Nesse pequeno espaço, o leitor precisa identificar o que será abordado no artigo e como o conteúdo presente no texto pode ajudá-lo a compreender melhor a sua dor ou, até mesmo, achar uma solução para tal.
Se você fizer uma pesquisa rápida no Google, vai perceber que diversas descrições estão tão longas que o próprio buscador as corta, vetando, assim, uma parte da informação que precisava ser passada.
É claro que a metadescrição também não pode ser muito curta. O Ideal é que ela possua uma quantidade próxima de 120 caracteres, o que dá entre 14 e 18 palavras.
Metadescrição não objetiva
Por ser muito enxuta, a metadescrição exige que a informação contida nesse pequeno espaço para texto seja a mais objetiva possível.
Como dito anteriormente, ela funciona como um resumo. Quem vai ler precisa saber o que estará lendo, mesmo antes de abrir o artigo.
Aqui, não existe qualquer necessidade de aprofundar o assunto ou “dar voltas” nele. Seja o mais direto possível.
Descrição com a palavra-chave mal trabalha
A palavra-chave também precisa ser bem trabalhada em uma metadescrição para que essa seja eficaz.
Até porque, uma das principais maneiras que o algoritmo do Google identifica se o artigo trata realmente do assunto que a pessoa procura, é pela palavra-chave presente nesse pequeno espaço de texto.
Por isso é dito que esse ponto tem grande peso na visibilidade do negócio. É bem comum que a estratégia feita pela empresa aborda apenas o conteúdo, e essa falha na descrição acaba passando despercebida.
O que é uma metadescrição
A metadescrição pode ser caracterizada como uma “tag de marcação” e, por meio dela, é possível criar uma espécie de resumo do artigo.
Essa tag aumenta o índice de CTR da busca. CTR trata-se da taxa de clique da metadescrição que corresponde à percentagem de impressões dela que resultam em um clique. Logo, quando cria uma descrição eficiente, você está impactando positivamente este aumento de número de cliques.
Para fazer uma dessas de maneira bem feita, basta que essa seja simples, mas que resume, com exatidão, o assunto abordado no texto e que esteja claro para quem irá ler.
Um texto bem trabalhado, mesmo que simples, chama muito mais a atenção do que algo rebuscado, com informações muito técnicas, com raras exceções, apenas.
Como a metadescrição influencia no acesso à sua página?
Como a metadescrição tem ligação direta com o CTR, ela influencia diretamente em dois pontos cruciais de qualquer estratégia de Marketing Digital: aumento de visibilidade e volume de cliques.
Quando sua página é vista com recorrência, isso, por si só , já tem chance de aumentar o acesso ao seu site. E isso se confirma conforme o número de cliques em links relacionados ao seu site se intensifica.
Fora que, com uma descrição bem feita do que as pessoas que irão obter ao entrar em contato com seu conteúdo, elas estarão mais propensas a consumir os materiais que tem preparado para elas.
Basta trabalhar apenas a metadescrição para aumentar o acesso ao meu site?
Não! Apesar de a metadescrição ter todo esse impacto, ela, exclusivamente, não será o suficiente para fazer o site do seu negócio despontar no ranqueamento do Google.
Ainda será necessário trabalhá-la juntamente a uma estratégia de Marketing Digital, visto que ela age como uma “porta de entrada” para o leitor descobrir o que você tem a oferecer e, assim, você possa nutri-lo e convertê-lo em um cliente.
Agora você não irá mais errar em suas metadescrições
Como podemos ver, a metadescrição é fundamental para uma estratégia de marketing bem feita.
Ficando atento aos erros informados no artigo, você está garantindo que todo o planejamento feito junto ao time de marketing correrá dentro dos conformes.
Está precisando de uma equipe para trabalhar conteúdos relevantes e fazer o seu negócio despontar no Google? Então, confira o que a Inside Digital tem para você! Entre em contato agora mesmo!